terça-feira, 8 de setembro de 2009



Origem


A catira ou cateretê é uma dança genuínamente brasileira.Ninguém sabe ao certo a verdadeira origem dessa dança, alguns acreditam que foi uma mistura de várias culturas como a africana,espanhola,índigena e portuguesa.Mas outras acreditam que foi uma forma encontrada pelos jesuítas para melhor introsamento com os índios.



Dança

A dança, é muito chamativa devido ao seu vigor e sincronicidade, compõe-se de palmateios e sapateios ritmados que os catireiros executam, em duas fileiras - uma em frente à outra, formando pares.

*Coreografia

Para começar o Catira, o violeiro puxa o rasqueado e os dançadores fazem a "escova", isto é, um rápido bate-pé, bate-mão e seis pulos. A seguir o violeiro canta parte da moda, ajudado pelo "segunda" e volta ao "rasqueado". Os dançadores entram no bate-pé, bate-mão e dão seis pulos. Prossegue depois o violeiro o canto da Moda, recitando mais uns versos, que são seguidos de bate-pé, bate-mão e seis pulos. Quando encerra a moda, os dançadores após o bate-pé- e bate-mão, realizam a figura que se denomina "Serra Acima", na qual rodam uns atrás dos outros, da esquerda para a direita, batendo os pés e depois as mãos. Feita a volta completa, os dançadores viram-se e se voltam para trás, realizando o que se denomina "Serra Abaixo", sempre a alternar o bate-pé e o bate-mão. Ao terminar o "Serra Abaixo" cada um deve estar no seu lugar, afim de executar novamente o bate-pé, o bate-mão e seis pulos". O Catira encerra-se com o Recortado, no qual as fileiras trocam de lugar e assim também os dançadores, até que o violeiro e seu "segunda" se colocam na extremidade oposta e depois voltam aos seus lugares. Durante o recortado, depois do "levante", no qual todos levantam a melodia, cantando em coro, os cantadores entoam quadrinhas em ritmo vivo. No final do Recortado, os dançadores executam novamente o bate-pé, o bate-mão e os seis pulos. (Obs: Essa é uma explicação de apaenas uma formo das muitas que existem de dançar a Catira!)


Localização


Foi uma dança muito usada pelos catequistas, muito conhecida e difundida entre os caipiras do estado de São Paulo. Nas zonas litorâneas ( desde Angra dos Reis até a baía de Paranaguá) era dançado usando-se tamancos de madeira. Já nas zonas pastoris (Barretos, Guaratinguetá, Itararé, sul de São Paulo e Minas, Norte do Paraná e Goiás) usavam-se grandes esporas chilenas para retinir melhor o som. Em muitos locais desses estados, a dança era executada com os pés descalços. O catireiro procura sempre "pisar as cordas da viola", termo que designa sincronia entre o toque do instrumento com o bater de pés e mãos.

Grupos de Catira



-O Grupo Tradição Goiana, através de uma dança folclórica um pouco esquecida no mundo moderno que é o catira, gostam do que fazem. Este grupo é formado por seis componentes, surgiu em 26 de abril de 2004, pela necessidade de manter a tradição dessa dança típica da nossa região.




-O Grupos Catira Brasil , durante muitos anos o grupo participou de inúmeras apresentações em caráter beneficente.
Até 1996 sua finalidade maior era preservar uma tradição familiar portanto, suas apresentações não seguiam um calendário artístico rigoroso.
De 1997 em diante, o Grupo passou atuar de forma profissional, levando até seu público, um trabalho de maior qualidade.





//Letra da Música do Grupo Catira do Brasil//


PAGODE NOVO (Pagode)
Dupla: Marcos Violeiro e Adalberto
Autor: Marcos Violeiro

Onde tem som de viola alegria está no meio
Tristeza não faz parada onde a viola ponteio
É um som que contagia som de viola é sentido
Faz bem pro corpo e pra alma muito melhor ao ouvido
Som de viola é sagrado
Sou violeiro apaixonado e por Deus sou protegido
Refrão: Eu nasci para cantar e alegrar o meu povo
Estou cantando e ponteando este meu pagode novo
Da viola vem o catira, catira lembra viola
Catireiro quando é bom sapateia e não enrola
O catira é uma arte catireiro é respeitado
Firme quando puxa a palma responde no sapateado
Violeiro e catireiro alegra o salão inteiro
Quando canta um recortado
Refrão...
Violeiro também ama não é só verso cantado
Violeiro traz no peito um coração apaixonado
Com este pagode novo recordamos com saudade
Violeiros e catireiros que foram pra eternidade
Vamos levar a bandeira da cultura brasileira
Pro sertão e pra cidade
Refrão...




Alguns vídeos da dança Catira : http://www.youtube.com/watch?v=oQPlLfUi_pE&feature=fvwhttp://www.youtube.com/watch?v=QCrAGubSspw&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=F3rNToGvt0U http://www.youtube.com/watch?v=LoGjSiNRBM8 http://www.youtube.com/watch?v=PinxS1DAofY&feature=related




http://www.catirabrasil.com.br/catirabrasil.html

http://www.lucianoqueiroz.com/catira.htm

www.sitecurupira.com.br/ze/tradicao_goiana.htm

http://www.rosanevolpatto.trd.br/dancacatira.htm

Essa postagem foi feita pelas alunas :Issis Silva,Rebeca Pombo,Rebeca Rego e Sthefanie Caires, do 8º ano A, turmo Matutino do Instituto Francisco de Assis .











6 comentários:

  1. E sempre bom ver a cultura brasileira sendo mostrada!

    ResponderExcluir
  2. muito interesante... batidas de maos e de pés...deve ser facil dançar- Aline

    ResponderExcluir
  3. E munto bom saber que no brasil ainda existe um pouco de cutura,com tanto disinprego,com a gripe suina,com a denge e toda essa crise.

    ResponderExcluir
  4. Legal obg poq eu ta va procuranu memo pra fazer um trabalho de Skola VLW...^^

    ResponderExcluir
  5. Muito Boa essa página me matou a curiosidade
    Mas quero mais. Sou membro de uma Associação cultural de nome Grupo de Folia Cavaleiros do Divino (CADI), que tem como objetivo resgatar a tradição das Folias em nossa Região. Em nossa Folia a única dança permitida é o Catira. Gostaria que me ajudassem numa pesquisa que estou fazendo sobre as folias, me enviando matérias ou citando fontes onde eu possa responder os seguintes questionamentos:
    1) Por que e como foi introduzida a dança catira,nas festas de folia?
    2) Com qual finalidade foi criada a folia do Divino ? E a Folia de Reis? Qual a diferença?
    3) Quais o cargos (Alferes, guia, contraguia?...) e quais as funções de uma folia?

    Podendo cooperar fico muito grato e coloco-me ao vossa inteira disposição.


    Delson da Costa Matos
    Secretário
    Do Grupo de Folia Cavaleiros do Divino
    Fercal – Sobradinho II Distrito Federal
    3454 1429/3454 1693
    8553 3008/92915044

    ResponderExcluir
  6. Quem puder ajudar em minha pesquisa meu email é: delsonmatos@hotmail.com

    ResponderExcluir